Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

20M:dia nacional de mobilização leva centenas de servidores às ruas em todo o país

Em dia nacional de mobilização, ocorrido no dia 20, a Fenajufe realizou ato em frente à Procuradoria Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal. A ação foi parte das atividades que aconteceram em todo o país nessa data. O objetivo foi chamar atenção dos gestores dos órgãos para avançar com a pauta de reivindicações da categoria.

Os atos e mobilizações ganharam as ruas de várias capitais com participação expressiva de servidores (as). Em Brasília, após a movimentação no STF e PGR, os coordenadores plantonistas da semana, Soraia Marca e Fábio Sabóia, reapresentaram a pauta de reivindicações no protocolo de cada órgão.

O apelo maior da categoria é para que a Suprema Corte encaminhe o projeto de reestruturação da carreira ao Congresso Nacional e inclua os servidores no orçamento do judiciário.

Servidoras e servidores buscam pela aprovação do texto do Plano de Cargos e Salários aprovado nas plenárias de Belém e Natal e discutido ao longo do ano de 2024 no Fórum de Gestão e Carreira do CNJ. Os manifestantes buscam valorização salarial e da carreira.

Nos estados, os sindicatos Sindjus/AL, Sitraam/AM, Sindjufe/BA, Sintrajufe/CE, Sintrajufe/PE, Sisejufe/RJ, Sinjuspar PR, Sinjutra/PR, Sintrajusc /SC,Sindjufe/MS, Sintrajufe /PI Sintrajud/SP, Sitraemg/MG , Sindiquinze/SP e Sintrajufe/RS atenderam ao chamado da Fenajufe e realizararam várias ações e mobilização. Em alguns estados além de atos, houve paralisação de 24 horas.

Em São Paulo, a paralisação de 24h foi forte nas justiças do Trabalho e Eleitoral na capital, Grande São Paulo e Baixada, e teve boa adesão em subseções da Justiça Federal no interior do estado. Em Campinas, servidores (as) realizaram ato em frente ao Fórum, antes da atividade unificada que ocorreu na capital.

No Rio Grande do Sul a categoria demonstrou uma grande disposição de luta aderindo ao dia nacional de mobilização convocado pela Fenajufe. Mais de 300 servidores(as) foram às ruas na capital gaúcha e nos estados.

Minas Gerais também houve atos e paralisação de 24 horas. No Ceará, servidores e servidoras da Justiça Federal no Ceará (JFCE) paralisaram suas atividades por 24 horas em todas as unidades do estado. A mobilização contou com a participação ativa de mais de 130 servidores(as), tanto de forma presencial quanto virtual.

Outro estado que optou pela greve de 24h foi a Bahia. Em ato unificado, servidores das justiças do Trabalho, eleitoral e Federal se uniram em atos e mobilização, paralisando as atividades durante todo o dia 20. A greve teve adesão de vários setores da capital baiana e dos estados.

Nos outros estados citados, a mobilização teve participação expressiva de servidores e servidoras.

Na avaliação geral dos dirigentes dos sindicatos de base, a unidade faz a força e que somente com essa unidade a categoria alcançará vitória. Para a Fenajufe, a insatisfação da categoria poderá avançar e desencadear o desejo de uma grande mobilização em 2025.

A Federação aguarda retorno do presidente do Supremo Tribunal Federal (ministro Luís Roberto Barroso) e da Procuradoria Geral da República, (procurador-geral Paulo Gonet) sobre o pedido de audiência para tratar da pauta o mais breve possível.

Leia mais sobre o tema:

Fenajufe solicita ao STF e PGR implementação urgente das reivindicações dos (as)servidores(as) do PJU e MPU

Fenajufe