Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

21ª Olimpíada Nacional do JF inicia com quase mil atletas e torcedores

Iniciou no último sábado (24), a 21ª edição da Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF), a primeira a reunir todos os órgãos do PJU em nível federal. Neste ano, a competição acontece pela primeira vez em Manaus. A capital do Amazonas recebe quase mil atletas e torcedores para os jogos de 2024.

O caráter inédito da ONJF foi destaque na fala do presidente da Anastra, organizadora do evento. Durante a abertura, Yonaldo Carlos Estevão da Costa, da 21ª Região (RN), destacou o caráter fraterno da competição e a mudança de nome do evento.

“Agradeço a Deus por me permitir rever os amigos, agradecer por conhecer mais colegas e poder desfrutar de mais uma olimpíada. Também é a primeira vez que estamos usando a denominação Olimpíada Nacional do Judiciário Federal, justamente por abarcar todas as instituições do Poder Judiciário Federal”, disse.

A abertura foi marcada pelo desfile de todas as 23 delegações participantes do evento, pela passagem da tocha olímpica e por uma apresentação de boi-bumbá que permitiu aos convidados conhecerem mais sobre a cultura amazonense e as famosas toadas de Garantido e Caprichoso.

A recepção aos atletas foi feita pelo presidente do TRT11 (AM/RR), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva. Com muita descontração, ele desejou boa competição a todos e fez um convite geral para uma imersão na cultura amazonense.

“Aproveitem nossa capital, nossas comidas, nossa culinária. Aqui está de portas abertas para os senhores. Sejam bem-vindos e boa noite. Selva!”, disse, finalizando com uma das palavras de ordem na delegação do Amazonas na competição deste ano.

O SitraAM/RR, que é apoiador da 21ª ONJF, participou da abertura por meio do diretor do Núcleo de Aposentados e atleta, Edmilson Machado. Ele foi o responsável por ler o juramento dos atletas da competição. Em seguida, ele ressaltou a importância do momento e desejou bom jogo a todos os colegas.

“A mensagem é que o importante não é a medalha. O importante é competir com amor, com honestidade, sem brigas. Isso é importante. Aproveito para convidar outros servidores que não estão participando neste ano para que venham no ano que vem. Será em outra capital e precisamos desses atletas”, ressaltou.

A primeira noite do evento também marcou a abertura da Feira Gastronômica e de Artesanato da Olimpíada. O espaço fica localizado no Sesi Clube do Trabalhador, uma das sedes dos jogos, e ficará aberto até o próximo dia 29 de agosto. Lá é possível experimentar pratos regionais, comprar artesanatos locais e itens esportivos.

Competição

O primeiro dia de jogos, no domingo (25), foi de muito aprendizado para os atletas do TRT11. Dentre as modalidades com atletas do Amazonas e Roraima, estavam o Futsal Master, Dominó, Natação, Futsal Society Master e Vôlei Femino.

O servidor do TRT3 (MG), Ivan Lima, elogiou a organização do evento e compartilhou as primeiras impressões sobre Manaus. “Competição muito boa, bem organizada, estruturada e os atletas competindo de forma muito leal. Sobre Manaus, conhecemos pouco, mas vamos conhecer. Já fui ao Teatro Amazonas, Palácio da Justiça e a experimentei um pouco da culinária local”, comentou.

Ascom/SitraAM/RR

Fotos: Ascom/SitraAM/RR