Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Em live, Frente Cabana exige medidas de enfrentamento à pandemia no AM

Um grande debate, via live em redes sociais, marcou, no último sábado (16), o lançamento da Frente Cabana em Defesa da Vida, composta por movimentos sociais, entidades e partidos políticos do Amazonas que se uniram para cobrar do poder público celeridade nas medidas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Estado. O SitraAM/RR é uma das entidades que integra a Frente.

“Nós falhamos duplamente na tentativa de frear a pandemia apenas com medidas não farmacológicas […] infelizmente não deu certo, porque temos um presidente da República e um ministro da saúde que propagam fake news, divulgando medicamentos que não tem eficácia comprovada. E, diante desse cenário, nossa única alternativa é a vacinação”, destacou Jesem Orellana, pesquisador da Fiocruz Amazônia, um dos palestrantes convidados para o evento online.

Além dele, falou também Florismar Ferreira, coordenadora nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). A palestrante frisou a importância da extensão do auxílio emergencial para os meses seguintes, já que a saída da pandemia não será imediata.

“Fazemos campanha para isso desde o ano passado, porque as mulheres são as mais afetadas com o fim do auxílio, em especial as chefes de família com subemprego, a realidade de boa parte da população. Não bastasse que nem todos tiveram acesso aos R$ 600, agora esse governo nos tira isso”, comentou Florismar Ferreira.

Apoio na luta
Para Luiz Cláudio Corrêa, presidente do SitraAM/RR, movimentos de luta coordenados por diferentes siglas da luta social e sindical são essenciais em períodos como esse, em especial na pandemia.

“É necessário que a sociedade se reúna, que dê um grito para deixar claro a importância da vacinação para frear a pandemia, do isolamento social, e, em especial, da prorrogação do auxílio emergencial para ajudar os mais necessitados nesse momento tão difícil”, afirma ele.

Além do SitraAM/RR, apoiaram também a ação o Movimento Vem Pra Luta Pela Educação, Adua, Portal do Movimento Popular, Sintesam, Coletivo Mulheres da Educação e Intersindical.
Assista à live completa neste link.