Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Após congresso, vice-presidente do SitraAM/RR diz que oficiais são “a face da Justiça nas ruas”

A vice-presidente do SitraAM/RR, Eusa Braga, e a diretora do núcleo dos oficiais, Janete Bolchior, e os colegas servidores do TRT11, Ernani Mafra e Aglair Azevedo, participaram do 25º Congresso Internacional de Oficiais de Justiça. O evento, realizado de 8 a 10 de maio no Rio de Janeiro, reuniu 600 Oficiais de Justiça e Agentes de Execução de 53 países, sob o tema central “Oficial de Justiça: o Agente de Confiança”.

Organizado pela União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) e a Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf), o congresso discutiu a valorização da carreira, a diversificação de suas atribuições e o uso de tecnologias na execução dos mandados. A presença de representantes do SitraAM/RR no evento destacou a importância da participação ativa dos sindicatos na atualização e aprimoramento profissional da categoria.

Eusa Braga comentou sobre a relevância das novas tecnologias no trabalho dos oficiais de justiça, reforçando ainda mais a importância desses profissionais. “Por mais que as novas tecnologias e ferramentas de pesquisa sejam essenciais para o desempenho do trabalho dos oficiais, elas jamais poderão nos substituir no cumprimento dos mandados. Nas diligências, nos deparamos com situações que envolvem um contato direto com as partes processuais, fato que exige senso de humanidade. Somos a face da Justiça nas ruas”, afirmou.

Eusa também mencionou a apresentação do novo Código Mundial de Ética Profissional, recebida com entusiasmo pelos participantes. “A meu ver, o ponto mais relevante do código de ética diz respeito ao fato de que o oficial de justiça, além de cumprir com suas obrigações específicas de caráter individual, assume um compromisso ativo com o bom funcionamento de todo o sistema judiciário”, explicou.

Entre as inovações discutidas, Eusa destacou as ferramentas eletrônicas de pesquisa de bens e pessoas mais avançadas que já estão em pleno funcionamento em alguns países. “Essas ferramentas são fundamentais e podem ser implementadas ou adaptadas pelo TRT11 e pelos oficiais de justiça no Brasil”, comentou.

A realização do congresso pela primeira vez na América Latina, especificamente no Brasil, foi um marco significativo para os oficiais de justiça da região, avaliou a vice-presidente. “Um evento dessa magnitude, além de oxigenar as mentes e alegrar o coração dos oficiais de justiça brasileiros, nos desperta para a importância da nossa função no bom funcionamento do Sistema Judicial”, ressaltou Eusa.

O apoio do SITRAAM/RR foi crucial para a participação dos seus representantes dos oficias do TRT11 no evento. “O SitraAM/RR contribuiu financeiramente para que pudéssemos participar do evento, pois somente com o apoio do sindicato conseguimos nos deslocar e nos manter no Rio de Janeiro. Não recebemos nenhum outro apoio”, destacou Eusa.

O 25º Congresso Internacional de Oficiais de Justiça não apenas fortaleceu a importância dos Oficiais de Justiça como agentes de confiança, mas também proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências e inovações tecnológicas que poderão ser adotadas pelos tribunais brasileiros. A participação ativa da diretoria do SitraAM/RR e oficiais do TRT11 no evento demonstra o compromisso contínuo com o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Ascom/SitraAM-RR