A coordenadora Denise Carneiro representou a Fenajufe em reunião virtual da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) na última terça-feira (18). O encontro tratou das atividades que serão realizadas ao longo do ano pela Campanha Nacional por Direitos Sociais.
O ponto inicial da reunião foi a avaliação das ações promovidas pela campanha, lançada pela Auditoria Cidadã da Dívida em março de 2024 na 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais. Entre os eixos aprovados no evento estão as lutas defendidas pela Fenajufe, como a valorização do serviço público, a batalha contra a Reforma Administrativa (PEC – 32), revogação das reformas da previdência e trabalhista e o fim da taxação previdenciária de servidoras e servidores aposentados(as) e pensionistas.
Neste ano os temas transversais a serem tratados por todos os grupos de trabalho, são:
• Defesa dos serviços públicos;
• Denunciar sobre o desmonte do Estado Social (áreas da Saúde, Educação, INSS, IBGE e demais);
• Lutar contra as privatizações e terceirizações.
• Desigualdades e opressões relacionadas ao gênero, raça e etnia;
• Sistema da Dívida;
• Defesa da Soberania Nacional e enfrentamento à ingerência histórica de organismos internacionais como o Banco Mundial, BIS e BID nas diversas áreas.
A campanha nacional por direitos sociais surgiu em dezembro de 2023 com a necessidade de unificar as lutas por direitos sociais não apenas do funcionalismo público, mas da sociedade como um todo. Os sindicatos de base da Fenajufe, Sitraemg/MG, Sintrajud/SP e Sindjufe/BA, se colocaram para compor a coordenação regional.
Deliberações
1 – Participação ativa da campanha (noticiando e realizando pronunciamentos) nas diversas atividades que estão sendo realizadas pelas entidades, a exemplo das seguintes:
· Jornada de Lutas organizada por entidades representativas do serviço público federal para reivindicar o cumprimento dos acordos de greve: dias 10 e 12 de março, em frente ao Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público (MGI) em Brasília.
· Seminário organizado pelo Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social: dia 16/04/2025, na Câmara dos Deputados Federais.
· Demais atividades que a campanha tomar conhecimento, devendo as entidades realizadoras informarem oportunamente.
2 – Retomada dos Grupos Temáticos organizados a partir da 1ª Plenária Nacional da Campanha conforme tabela anexa AQUI.
As entidades coordenadoras de cada grupo temático devem realizar reuniões com representantes das entidades que integram cada grupo respectivo, a fim de programar ações pontuais (lives, produção de folheto ou outra atividade que seja decidida pelo grupo), e comunicar os resultados dessas reuniões, bem como as ações que vierem a decidir a coordenação nacional da campanha, até o dia 28/03/2025 (sexta-feira). A partir do avanço dos trabalhos dos grupos, será programado evento específico da campanha para o 2º semestre deste ano.
3 – A campanha continuará publicando 2 (dois) posts diários, como vem ocorrendo desde o início, conforme registrado no blog da campanha https://auditoriacidada.org.br/campanha-nacional-por-direitos-sociais/, redes sociais da Auditoria Cidadã da Dívida e das demais entidades que já compartilham os referidos posts. Pedimos às entidades integrantes da campanha que também compartilhem e divulguem os materiais que têm sido publicados.
Ao final, a coordenadora nacional da Campanha Nacional por Direitos Humanos, Maria Lúcia Fatorelli, lembrou que a organização segue sempre aberta a novas adesões. Nesse sentido, solicitou divulgação da campanha para outras entidades que ainda não estão participando, visando fortalecer o importante papel de articular, realizar e promover as lutas sociais em andamento em todo o país. Fatorelli alertou, ainda, que é necessário que as entidades efetuem contribuições para viabilizar as ações da campanha. As contribuições devem ser feitas por meio do PIX da Auditoria Cidadã da Dívida-CNPJ 12 537 204 0001 45.
Acesse: (https://auditoriacidada.org.br/campanha-nacional-por-direitos-sociais/apoiadores-da-campanha/).
Fenajufe