Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Live: SitraAM/RR destaca existência de orçamento para reestruturação de carreiras

Como parte da agenda de mobilizações em prol da reestruturação das carreiras do PJU, o SitraAM/RR participou, nesta quarta-feira (7/8), de uma live promovida pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Rio de Janeiro (Sisejufe-RJ). A transmissão contou com a participação de entidades sindicais de outros estados e o debate versou sobre a existência de espaço orçamentário para a reestruturação das carreiras.

A live aconteceu um dia antes da reunião do Fórum do CNJ, marcada para esta quinta-feira (8/8), onde se concentrará o debate sobre o Plano de Cargos e Carreiras (PCCS). As mudanças incluem reajuste salarial, redução de diferenças salariais entre técnicos e analistas, reenquadramento de auxiliares, adicional de permanência, regulamentação da polícia judiciária e a manutenção dos 13 padrões.

“Houve uma aprovação recente de uma medida provisória que garantiu mais R$ 14 milhões ao Judiciário e também já se sabe que haverá mais R$ 3 milhões por ano devido ao arcabouço fiscal, então qual a dúvida? Esse plano de carreira é possível, sim, de ser aprovado, de caber no orçamento do Judiciário. É possível melhorar a qualidade de vida, reduzir o fosso salarial e trazer justiça para os analistas, técnicos e auxiliares”, defendeu o presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Corrêa, durante a live.

O sindicalista lembrou que o mesmo argumento foi utilizado em anos anteriores quando, posteriormente, houve a conquista de mudanças no plano de cargos. “O que mais se falava, em 2006, é que não cabia no orçamento. A Fenajufe enfrentou essa questão e é um plano que é até hoje o vencimento básico da carreira”, disse.

Além do SitraAM/RR e do Sisejufe-RJ, participaram da transmissão representantes da Fenajufe, Sintrajuf-PE e Sindjufe-MS. Coordenadora da fenajufe, Soraia Marca ressaltou que a proposta apresentada pela entidade nacional foi fruto de muito debate na base e pediu união na defesa da pauta.

“Estamos fazendo o possível para que isso seja concretizado. Mostramos os cálculos, os índices, mas não temos a caneta. Então, temos que agir politicamente e por meio da mobilização. Chegamos até aqui porque a categoria confiou na Fenajufe. Agora não é o momento de briga política, mas que seja reservado o recurso que garanta a reestruturação em 2025”, destacou.

A Federação encaminhou ao Fórum de Carreira do CNJ, na semana passada, um estudo que aponta 28,56% de perdas salariais dos(as) servidores(as) do Judiciário Federal. O objetivo é que o Supremo Tribunal Federal (STF) inclua a verba necessária para a recomposição salarial no orçamento do ano que vem.

Nesta quinta-feira (8/8), a Fenajufe também realiza um ato em defesa da reestruturação da carreira, em Brasília (DF). A mobilização reúne servidores públicos federais do judiciário de diferentes estados do Brasil. O presidente do SitraAM/RR já está na capital federal para participar das mobilizações.

Ascom/SitraAM-RR