Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

SitraAM/RR participa de mobilização nacional por isonomia no auxílio-saúde entre servidores e magistrados

Logo mais, às 15h desta segunda-feira (31), o SitraAM/RR soma forças à mobilização nacional convocada pela Fenajufe, em live sobre a isonomia no pagamento do auxílio-saúde entre magistrados e servidores do Poder Judiciário da União (PJU). A ação acontece em resposta aos atos recentes do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que impuseram novas restrições ao benefício, prejudicando milhares de trabalhadores da Justiça do Trabalho.

O movimento reúne sindicatos de base de todo o país em manifestações, assembleias, distribuição de materiais informativos e mobilizações nas redes sociais. O objetivo é pressionar os conselhos superiores a garantirem tratamento isonômico entre servidores e magistrados e reverter os prejuízos causados pelos Atos 16, 17 e 18, editados pelo CSJT em fevereiro.

Durante a live nacional promovida pela Fenajufe na tarde desta segunda, transmitida pelo canal do Sisejufe no YouTube, o presidente do SitraAM/RR, Luiz Cláudio Correa, reforçou o posicionamento da entidade. “A reivindicação maior é a isonomia, que os servidores tenham os mesmos direitos de benefícios que os magistrados. E que o CSJT revise a determinação que, no nosso entendimento, privilegia a magistratura e deve reduzir o valor do auxílio dos servidores para poder bancar o auxílio dos magistrados”, destacou.

O corte nos valores reembolsados pelo benefício e a suspensão do acréscimo de 50% para pessoas com deficiência, doenças graves, com mais de 50 anos ou com dependentes nestas condições geraram revolta entre as categorias. O valor atualmente reembolsado aos servidores é de apenas R$ 546,00, o que não cobre os custos crescentes com planos de saúde privados.

A Fenajufe já apresentou aos tribunais superiores, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma proposta de transição que evite a redução drástica nos valores do auxílio e busca a uniformização do benefício, com atualização conforme a inflação e as reais necessidades dos trabalhadores.

“A mobilização de hoje é uma resposta clara da nossa categoria. Não aceitaremos retrocessos. O SitraAM/RR seguirá firme na luta pela valorização dos servidores e servidoras do Judiciário Federal e do MPU”, concluiu Luiz Cláudio Correa.

A mobilização nacional reforça o papel dos sindicatos como linha de frente na defesa dos direitos da categoria, especialmente diante de medidas que aumentam as desigualdades e colocam em risco o bem-estar dos trabalhadores do serviço público.

Ascom SitraAM/RR
Com informações da Fenajufe