Telefone: (92) 3233-3449   E-mail: sitraam@gmail.com 
Notícia

Vôlei de quadra é apoiado pelo SitraAM/RR na Olimpíada do Judiciário

Nascido há mais de um século, o voleibol é um esporte que conquista muitos atletas até hoje. Conforme a Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (Fieps), o vôlei foi inventado pelo diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1895, com o objetivo de promover um esporte que evitasse o contato físico, reduzindo possíveis lesões.

Hoje praticado no mundo inteiro, o vôlei é uma das 21 modalidades presentes na Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF), que chega este ano a sua 21ª edição. O evento será realizado pela primeira vez em Manaus, entre os dias 24 e 30 de agosto.

Assim como outros esportes, o vôlei tem sido incentivado diretamente pelo SitraAM-RR que, além de pagar as inscrições e oferecer uniformes aos atletas, disponibiliza bola, rede e uma treinadora profissional, a ex-jogadora da Seleção Amazonense de Voleibol, Lilian Valente. Os treinos acontecem às quartas-feiras, na quadra da Assembleia Legislativa do Amazonas, e sextas-feiras, na quadra do colégio Santa Terezinha. Em ambos os dias, o horário é das 16h às 18h.

A diretora do Núcleo de Oficiais de Justiça do SitraAM/RR, Janete Belchior, é uma das atletas que irá participar da 21ª ONJF, no voleibol e em outras modalidades. Ela conta que o esporte surgiu na sua vida ainda na infância, e que nunca mais parou de praticar.

“Conheci o vôlei com nove anos, minha tia me apresentou. Comecei treinando no Sesc com o professor Arnaldo Santos e o professor Paulo Antony. Aos 11 anos, entrei na Seleção Amazonense de Voleibol e minha vida toda foi treinando e jogando pela seleção na posição de levantadora”, conta ela.

Posteriormente, Janete se formou em Direito, foi aprovada no concurso para trabalhar como oficial de justiça no TRT11 e continuou a praticar o esporte. “Já no tribunal, fui convidada por uma colega, a Célia, para participar das olimpíadas. Em 2008, formamos o primeiro time de voleibol do TRT11, e já ficamos em segundo lugar”, conta.

Desde a participação na primeira olimpíada, tornou-se uma tradição a formação de um time de voleibol feminino para as edições do evento. Neste ano, Janete conta que a procura tem sido ainda maior. O time deve incluir até, no máximo, 12 pessoas, mas já há pelo menos 18 pessoas treinando, o que ainda não havia ocorrido. Uma seleção deverá definir a formação final para o evento.

A servidora do TRT11, Silmara Queiroz, é uma das pessoas que estão participando dos treinos. Diferente de alguns atletas que iniciaram o esporte ainda na infância, ela conta que seu amor pelo vôlei surgiu por meio de um convite para treinar e participar da Olimpíada de 2008.

“As meninas do vôlei me chamaram e eu relutava muito, porque tinha filhas pequenas, mas quando elas cresceram um pouco mais eu resolvi tirar um tempo para mim, praticar o vôlei, e gostei muito”, conta ela.

Silmara acabou não ficando apenas no vôlei, mas passou a participar também de outras modalidades, como natação, lançamento de dardos, arremesso de peso e lançamento de discos. Foi assim que a servidora se tornou tricampeã nesta última modalidade citada.

A expectativa é alta para buscar vitórias na edição que ocorrerá em Manaus, em agosto. “Temos uma expectativa muito grande, a própria torcida, os familiares, amigos estão muito ansiosos para torcer muito. Entre a gente, a vontade de treinar muito e chegar ao pódio também é grande”, comenta.

21ª Olimpíada

A primeira edição da ONJF aconteceu em 2002, em João Pessoa (PB). A competição se chamava Olimpíada do Nordeste da Justiça do Trabalho, e reunia apenas delegações dos estados nordestinos. O sucesso foi tão grande que o evento se tornou nacional e passou a se chamar Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (NJT).

Um novo marco aconteceu em 2023, após a 20ª edição. Devido à demanda e interesse de outras áreas, agora o evento se chama Olimpíada Nacional da Justiça Federal e engloba servidores da Justiça Eleitoral, Justiça Federal e do Ministério Público da União. Para participar, é preciso ser filiado ao sindicato estadual (de base) e da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra).

De acordo com a entidade nacional, a olimpíada inclui uma ampla variedade de modalidades esportivas, abrangendo esportes tradicionais como atletismo, basquete e tênis, até jogos de tabuleiro, como damas e dominó. Os participantes poderão competir em 21 esportes diferentes, atendendo a uma variedade de interesses e habilidades.

Ascom/SitraAM-RR